segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Atividade 1. 1


Ao fazer uma leitura atenta do artigo A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO. Eu e minha colega Helena debatemos o assunto e concluímos que:
Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual.
Enquanto a imprensa tornou possíveis, novas formas de ler, as quais , sem dúvida, mudaram a cultura da aprendizagem, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que seguramente, tornam necessárias novas formas de alfabetização.
A informatização do conhecimento tornou mais acessíveis todos os saberes.
Hoje , qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria página WEB e divulgar suas idéias ou acessar as de outros.No ritmo da mudança tecnológica e científica em que vivemos, ninguém pode prever quais os conhecimentos específicos que os cidadãos precisarão dominar dentro de 10 ou 15 anos para enfrentar as demandas sociais que lhes sejam colocadas.
Para atender às exigências dessa nova sociedade da aprendizagem,seria portanto despertar nos alunos capacidades de gestão do conhecimento.na sociedade da aprendizagem, converter os sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento, requer apropriar-se de novas formas da aprender e de relacionar-se com o conhecimento.
O desafio atual do sistema educacional é, evidentemente, formar os alunos para terem autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e, principalmente, para que estejam dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.
Já sabemos que não se trata apenas de ter acesso a informações. É preciso, acima de tudo, saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformá-las em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.
Nossa sociedade atual caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações.
Em muitas realidades do Brasil, já está mais fácil ter acesso ao celular que faz de tudo, ao computador com internet rápida e, consequentemente, às redes de relacionamento.
Esse contexto traz, evidentemente, novos desafios para a escola. Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam transformações nas relações com o mundo.

Rosenilda Salgado de Araújo Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário